45 3222-2112    bwa@bwaconsultoria.com.br



Da reforma da Lei Rouanet à capacitação do gestor cultural

O ministro da Cultura, Roberto Freire, recebeu, nesta terça-feira (28), em Brasília (DF), representantes do Fórum Brasileiro pelos Direitos Culturais. Durante a reunião, foram apresentados ao ministro temas já debatidos pela entidade e considerados importantes como políticas culturais. Entre eles, a reforma da Lei Rouanet, a necessidade de oficializar a profissão de gestor cultural e dar maior capacitação a esses profissionais, a importância da economia da cultura, a demanda por um censo na área cultural e a reformulação da Fundação Nacional de Artes (Funarte), entre outros.

O Fórum foi criado em junho deste ano por representantes de instituições e de entidades de classe ligadas à cultura de várias partes do Brasil. “A cultura não tem uma agenda comum, um núcleo institucional que trabalhe para levar o ponto de vista da sociedade para a cultura”, explicou um dos membros do Fórum presente à reunião, o diretor-geral do Itaú Cultural, Eduardo Saron, sobre a criação do Fórum.

Além de Saron, participaram do encontro o secretário de Articulação e Desenvolvimento Institucional do Ministério da Cultura (MinC), Adão Cândido, o presidente da Funarte, Stepan Nercessian, e outros membros do Fórum: Renata de Almeida, diretora da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo; o ator Odilon Wagner, presidente da Associação de Produtores Teatrais Independentes, e Maria Ignez Mantovani Franco, diretora da Expomus.

Créditos: Assessoria de Comunicação/Ministério da Cultura

Fonte: www.cultura.gov.br/noticias-destaques